Porquê Caramuru:

Na história da colonização do Brasil uma figura fascinante se destaca entre as mais importantes do período e que ainda hoje está envolta em aventura, feitos, lendas, mistério e muitas outras particularidades. Estamos falando de Diogo Álvares Correia, o Caramuru (nome dado a Diogo pelos tupinambás, povo indígena que habitava o litoral antes da colonização) Caramuru naufragou nas águas de Salvador provavelmente em 1509 e não só sobreviveu como passou a viver entre os locais, sendo o primeiro estrangeiro a se misturar com os nativos, criar uma família miscigenada, aprender a língua, os hábitos e a cultura do lugar. Assim passou a intermediar relações entre as pessoas da terra e os colonizadores.

Devido a esse caráter diplomático, desenvolvido através de suas habilidades comerciais com diversos povos ao redor do mundo, Caramuru foi fundamental nos processos primários de povoação da capitania da Bahia, fazendo a interlocução entre os indígenas e o donatário Francisco Pereira Coutinho na formação de um dos primeiros “povoamentos” do Brasil, a Vila do Pereira. Mais tarde, Caramuru ajudou Thomé de Souza a fundar Salvador, primeira capital do Brasil…

A Empresa:
A Caramuru Tours foi criada pelo turismólogo Manoel Neto, profissional com mais de 15 anos de carreira, com experiência em operadora de viagens, hotelaria, produção de eventos, pesquisa, cruzeiros marítimos, museus, planejamento turístico, Governo do Estado da Bahia, e que, desde 2018, integra a equipe da Diretoria de Turismo da Prefeitura de Salvador, sendo, entre outras atividades, o responsável por elaborar e apresentar tecnicamente roteiros na cidade para digital influencers, chefs, apresentadores de tv, personalidades e aos principais veículos de imprensa de todo o mundo. Alguns dos veículos que já fizeram matérias sobre Salvador, através desse trabalho, foram Forbes, Vogue, Sunday Times, Men’s Journal, El País, Tv Nacional do Chile, TV Mega (Chile), Tv Record, Ministério do Turismo do Brasil, entre outros. Com o Know how adquirido ao longo de todos esses anos tornou-se natural o desejo de criar uma agência que possa reunir em um só lugar as melhores experiências junto aos principais players do mercado, oferecendo a você, turista, a oportunidade de viver, assim como Caramuru, o que Salvador tem de melhor com serviços de altíssima qualidade.

 

Concepção da Arte da Marca:

A imagem apresenta uma pessoa de origem europeia usando um cocar indígena, simbolizando a experiência que Caramuru viveu em Salvador, sendo o primeiro estrangeiro a se misturar com o povo, a aprender a língua tupi, vivenciar a cultura, os costumes e a criar uma família miscigenada, desenvolvendo laços com o local e sua população.

As cores e a fonte utilizada na escrita do nome foram baseadas nas obras e na assinatura de Carybé, artista plástico argentino que também passou a viver em Salvador e assim como Caramuru, se misturou ao povo, abraçou a cultura local e espalhou sua obra de forma marcante pela cidade.

Em complemento, partindo da testa de Caramuru o “penteado” em formato de seta indica a expansão do pensamento, da busca do novo, da descoberta e que casa com o desejo de experiência que hoje é o real motivador da escolha do turista ao decidir o destino da sua viagem.

Gostou da nossa história?